top of page
  • navegamais

7 dicas para melhorar o sinal de internet Wi-Fi

Atualizado: 23 de mar. de 2022

Usar a conexão Wi-Fi é a norma de muitas residências do país, conectando o notebook ou celular de maneira prática. Separamos 8 dicas para melhorar o sinal de internet Wi-Fi para ter mais qualidade na sua conexão e melhorar a velocidade da sua internet.

É comum haver uma queda de dados recebidos, por diversos motivos. No entanto, muitos desses problemas podem ser resolvidos de forma rápida pelo usuário. Confira abaixo.



1. Escolha um local adequado para o seu roteador

O roteador funciona como uma espécie de antena. É um pouco mais complexo que isso, claro, mas pensar em seu posicionamento na casa é importante para garantir o melhor sinal. Coloque o roteador Wi-Fi em áreas altas para espalhar o sinal em todas as direções. Além disso, coloque-o no cômodo que mais utiliza ao longo do dia, o sinal sempre é mais forte ali.


2. Instale um repetidor de sinal

Um bom aliado para sua internet é um repetidor de sinal. Essa pode ser uma boa solução se alguns cômodos ficam muito longe do roteador, ou em andares acima. Existem muitos modelos no mercado, para todos os bolsos, e podem solucionar o problema de lentidão na sua casa.


3. Mantenha seus aparelhos atualizados

De tempos em tempos recebemos aquelas mensagens que existem atualizações prontas e é muito importante baixá-las para garantir que a velocidade e confiabilidade na transmissão de dados e sinal de Wi-Fi. Fiquem atentos e verifiquem de tempos em tempos se existem atualizações disponíveis para Windows, no Android ou noiOSpara Windows, no Android ou no iOS.


4. Cuidado ao usar muitos programas ou aplicativos

Quando possível, evite utilizar muitos programas em simultâneo, ou deixar aplicativos abertos em segundo plano no seu celular, principalmente se utilizam conexão. O problema disso é a divisão da conexão entre tudo o que está aberto, gerando lentidão na hora de carregar uma página, vídeo ou jogos online.


5. Altere o canal de conexão

Essa e a próxima dica são um pouco mais complexas, mas importantes para garantir melhor sinal de conexão. Todo roteador vem com o endereço e senha para configuração da rede, lá é possível alterar o canal de conexão, no entanto, é aconselhável que tenha auxílio do provedor de internet para efetuar a ação, evitando danos a conexão e a necessidade de reparos.


Alterar a conexão faz com que ela sofra menos interferência, especialmente útil caso more em apartamento e muitos sinais são enviados por diferentes roteadores, o que pode deixar a internet lenta.


6. Verifique se o WPA é o padrão de segurança

Tem se tornado padrão a utilização do WPA ou WPA 2, sigla para Wi-Fi Protected Access. Isso criptografa a conexão e garante mais segurança, impedindo que acessem sua rede de forma ilegal e mantenha o sinal forte. O processo também é feito através do endereço encontrado, normalmente, na parte de trás do roteador e também é aconselhável o auxílio do provedor do seu plano de internet.


7. Desligue seu roteador de tempos em tempos

Outra dica é saber quando desligar o roteador. Isso ajuda a melhorar a internet já que evita o aquecimento do aparelho por uso em excesso. Experimente desligá-lo quando for sair de casa, ou antes de dormir, para melhorar Wi-Fi de sua residência.

Ao seguir essas, é possível ter uma melhor experiência em suas conexões. É importante destacar que algumas sugestões dependem muito do modelo e da marca de seu roteador. Os dispositivos que se conectam na rede Wi-Fi também exercem grande importância na qualidade de navegação. Por isso, é sempre aconselhado que seu computador, tablet ou celular esteja atualizado.



Fonte: canaltech.com.br

14 visualizações0 comentário
bottom of page